segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia PK das Crianças - Sábado 11/10/2014

Dizer que um dos lemas do Parkour é “ser forte para ser útil” é redundante, mas colocá-lo em prática é um grande desafio. E no dia 11/10/2014 acredito que consegui junto com amigos traceurs da Omnis e de São Gonçalo colocar o lema em prática. Fizemos o dia de pk, um dia de ação social que pode envolver ou não Parkour, em uma escola em São Gonçalo.

A ideia era fazer um evento que envolvesse Parkour, tivesse brincadeiras, lanche e distribuição de presentes, obviamente não conseguiríamos tudo isso sozinhos, então procuramos parcerias. Cada membro da Omnis teria procurar dois outros traceurs para desenvolver o projeto. Foi feito mas encontrar parceiros não foi tarefa fácil a maioria do s procurados por motivos pessoais não estava disponível para se envolver naquele momento.

Porém num caso a sementinha germinou e o pessoal de São Gonçalo se engajou na causa com uma responsabilidade admirável. Conseguiram nos encaixar como atração da comemoração do dia das crianças do projeto escola aberta do CIEP 240 Professor Haroldo Teixeira Valadão.

Chegado o dia como mágica tudo aquilo que tínhamos imaginado estava acontecendo em nossa frente com alguns bônus. Tinham várias opções de lazer: piscina, futebol, capoeira, música, Black, lanche, lanches, algodão doce, refrigerante, bolo e, principalmente, muita gente. O que por um lado era ótimo mas por outro tínhamos de arrumar uma forma de chamar atenção para atrair crianças para nossa oficina de Parkour.

Concordamos em correr feito loucos pela área do CIEP praticando Parkour quando nos anunciassem . Surtiu efeito logo crianças menores de doze anos apareceram na área que definimos para treinar, importante notar que também só apareceram meninos embora tivesse uma traceuse as meninas não se animaram em nos acompanhar.

De início fizemos um alongamento e um aquecimento normal pois não houve moleza para os pequenos fizeram flexão e tudo. Fizemos quadrupedia e após deixamos eles saírem para beber água, um erro, pois havia muitas distrações pelo caminho e muitos não retornaram. Voltamos a treinar e as crianças retornaram encantadas pelo flow. Demos prosseguimento a oficina com precisão e educativo do monkey. Como fechamento fizemos uma corrida de percurso por toda escola com as crianças. Encerramos com alongamento e hidratação para a galera.

Na saída conversamos com a diretora e o responsável pelo projeto da escola aberta muito e nos relatou que fazer aquilo tudo não é fácil, procurar doações, coordenar aquilo tudo e ainda prestar contas a secretária de educação. Ainda deu a entender, sem demagogia, que o maior pagamento é ocupar jovens dando coisas positivas e os tirando de más influências se sentiu melhorando a vida da comunidade.

Nem preciso dizer que saímos de lá cheios de ideias para o ano que vem e acima de tudo com a sensação de termos sido úteis. E não foi uma ação isolada ao que tudo indica a galera de São Gonçalo pretende ocupar um dos horários de sábado da escola aberta para treinar parkour. Que venha o próximo dia pk, pois este nos potencializou para mais desafios.

Abs,
--
Att LC.
Omnis Pro Parkour
Todos por si em prol do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário