quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ser forte e ser útil


Quase sempre que nos procuram para reportagens sobre Parkour, as pessoas aparecem querendo mostrar a radicalidade da atividade. Prefiro apresentar a atividade como algo natural que aprendemos durante a infância e que deixamos por lá esquecida por acreditar que o mundo adulto precisa ser careta. O Parkour não é perigoso como tantos pregam. É uma atividade que te ensina a ser forte. E uma das frases mais ditas pelos praticantes é "Ser forte para ser útil!". Mas, como ser útil? E por que ser útil? Acredito que o Dia PK representa essa expressão.

1º Dia Pk 2010 - Omnis Pro Parkour - Em prol das vítimas das chuvas (vídeo)

Doar tempo para estar com crianças que pouco têm atenção dos pais, do Estado, dos vizinhos. E em tempos em que escuto argumentos estapafúrdios sobre a redução da maioridade penal, estar com as crianças é entender que a atenção transforma vidas. Seja durante um treino, ao dar uma lembrança no Natal, ou ao dividir o pão.
Fazer o bem sem olhar a quem. O que é ficar um final de semana sem climbar quando você sabe que o sangue que você doou no HemoCentro ajudará na recuperação de alguém. Um alguém que não precisa de um super herói que saiba voar, mas sim um que encare o medo da agulha, deixando o egoísmo de lado, para doar algo que o outro precisa.

4º Dia Pk 2011 - Omnis Pro Parkour - Em prol do sangue! (vídeo)

Colocar-se no lugar daquele que mora na rua e que levanta rápido pronto para uma briga. Imagina quantas agressões sofrem nas ruas. É sair das grades dos condomínios e ver a realidade. Não há como ser útil numa fantasia. Doar um pouco do tempo sem olhar de nojo, ou julgamento é muito mais humano. Ser útil é entender que se deve praticar o Ágape, e não alimentar o ego.  E você? Foi útil na vida de alguém hoje?

Att Tatiana.
Omnis Pro Parkour
Todos por si em prol do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário