segunda-feira, 5 de maio de 2014

Iniciação ao Parkour, ou não...


Neste texto vou falar sobre um fato ocorrido recentemente durante um treino meu que me fez refletir bastante.

Sem muita enrolação irei explicar o que aconteceu:

Durante um dos treinos semanais "XHD" (Terças e Quintas as 19h - Botafogo - RJ) que acontecem no Rio de Janeiro, uma menina apareceu, se apresentou pra mim e disse que gostaria de treinar Parkour. Naquele dia tinha me programado para fazer um treino específico e focado , mas mesmo assim me dispus a passar um treino básico para ela. A menina tinha muita dificuldade pra fazer qualquer tipo de movimentação, pois estava muito a cima do peso e tinha uma vida sedentária. Nos primeiros minutos demonstrou muita empolgação e vontade de aprender, depois foi desanimando dizendo que nunca iria conseguir fazer nada, continuei incentivando-a e tudo mais, só que começou a chover forte , ela decidiu parar o treino e antes de se despedir me disse que iria aparecer no próximo treino.

Moral da história, deixei de treinar para ajudar a menina que nunca mais apareceu. A princípio pode parecer um pensamento egoísta, mas quase não tenho tempo pra treinar. Fiquei pensando bastante sobre isso e cheguei a vários questionamentos: Deixar de ajudar os iniciantes, focar só na minha evolução, ajudar só quem eu julgar ser apto, Jogar a responsabilidade para outra pessoa...

Seria muito fácil pensar só em mim, se eu posso ajudar então ajudarei, mesmo que a pessoa não volte no próximo treino, mesmo que o iniciante ou iniciado não marque treino ou só treine quando eu estiver. Muitas pessoas necessitam de um empurrãozinho ou de um incentivo pra despertar o espírito pró-ativo, e mesmo que não despertem tenho consciência de que estou fazendo minha parte ajudando em algum outro aspecto.

Texto por: Dênis Braga.

Att
Omnis Pro Parkour
Todos por si em prol do outro.

Um comentário: